Pular para o conteúdo principal

"Tá na hora do pau"

O governo Bolsonaro está em perigo. E as raízes desse perigo estão nas apostas conciliadoras que fez ainda antes da posse. 

O Capitão com sete mandatos de deputado, mais de 30 anos de política,  ingenuamente subestimou o poderio do sistema.

Quando aceitou passivamente a atitude deselegante de ministros do STF que lhe mostraram repetidamente a Constituição Federal, e quando abriu mão de apoiar um candidato mais leal na Câmara  e passou a afagar Rodrigo Maia, em nome da tal governabilidade  (que nunca veio) e da onipresente reforma da previdência, acabou lançando as bases do fracasso do próprio Governo. 

A aposta em militares de alta patente sem nenhum apreço ao conservadorismo foi uma traição ao projeto vencedor nas urnas. A presença no Governo Bolsonaro, até o presente momento, de tipos como o General Santos Cruz configura um verdadeiro estelionato eleitoral. 

Bolsonaro não foi eleito com a bandeirinha “paz e amor”, mas da guerra ao establishment. Se nosso presidente não ousar, não enfrentar tipos como Rodrigo Maia com a devida energia, não reagir às provocações dos ministros do STF, não isolar Mourão, e não mandar o General Santos Cruz e sua trupe para casa imediatamente, arrisca a nem chegar a 2020, e nem estou sendo pessimista.

Não é hora do Presidente tergiversar com establishment , mas de enfrentá-lo com o que lhe resta de força e coragem. Muito melhor cair atirando do que ser engolido pelo sistema. 

Como diria o Coisa do Quarteto Fantástico, senhor Presidente: “Tá na hora do Pau!”.

Comentários