Pular para o conteúdo principal

Conhecendo melhor Dom Claudio Hummes, relator do Sínodo da Amazônia

Em 2003, a Congregação para Doutrina da Fé, através do seu então prefeito Joseph Ratzinger, o agora Papa Emérito Bento XVI, publicou um excelente e claríssimo documento a respeito da ilegitimidade das chamadas uniões homossexuais. Ele reflete a opinião de sempre da Igreja sobre esse tema e é um subsídio preciosíssimo para os tempos em que vivemos. Segue o link abaixo:

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20030731_homosexual-unions_po.html

Em 2014, o cardeal emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes (atual relator do Sínodo da Amazônia) deu uma entrevista a um grupo de comunicação do Rio Grande do Sul, a GauchaZH, portal da Rádio Gaúcha pertencente ao grupo RBS.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2014/07/Dom-Claudio-Hummes-Apenas-sou-amigo-do-Papa-E-ja-basta-4560378.html

Lá pelas tantas, o jornalista fez a seguinte pergunta:

"Se Jesus vivesse hoje, ele seria a favor do casamento gay?"

Dom Claudio Hummes assim respondeu (ao menos é o que está transcrito até hoje no site da GauchaZH):

"Não sei, não faço nenhuma hipótese sobre isso. Quem deve responder isso é a Igreja em seu conjunto. Temos que cuidar para não ficar levantando questões individualmente, porque isso acaba criando mais dificuldades para a gente chegar numa conclusão que seja válida. Acho que a gente tem que se reunir, ouvir as pessoas, os próprios em jogo, os bispos. É a Igreja que deve indicar os caminhos, e deve haver caminho para todos."

Não é possível dizer que um cardeal não conheça a posição de sempre da Igreja, explicitada perfeitamente no documento de 2003, acima citado. A resposta vaga do cardeal contrasta com o ensinamento moral claríssimo da Igreja em matéria gravíssima e contemporânea e é uma postura inaceitável para um príncipe da Igreja. Desconheço se o cardeal negou posteriormente essa afirmação.

Diante das imensas sombras que pairam sobre o Sínodo vindouro, torna-se cada vez mais urgente e necessário conhecermos melhor as pessoas que estão a sua frente. 

Luciano Perim Almeida








Comentários