Pular para o conteúdo principal

Eduardo Sabóia e o primado da consciência

Foi com um misto de alegria, surpresa e orgulho (no bom sentido) que soube da “aventura” do jovem diplomata brasileiro Eduardo Sabóia e do seu protegido o senador boliviano Roger Pinto Molina.

Ver esse homem se mover pelos sentimentos mais nobres de solidariedade, colocando em risco a própria vida e carreira para salvar alguém que havia sido sumariamente desprezado por dois governos (brasileiro e boliviano), serviu para dar uma grande animada, uma vez que, infelizmente, os maus exemplos continuam abundando em nosso tempo.

Precisava disso. Nesses tempos onde abundam a hipocrisia, a covardia, o cinisno e a mediocridade, Eduardo Sabóia nos brindou com um ato de imensa coragem, que fez sacudir os alicerces dessa “República de Faz de Conta” que se tornou o Brasil.

São anos e mais anos em que a diplomacia brasileira vem acumulando vergonhas e fracassos. Alinhamento com ditaduras latinas e africanas, rendição diante da expropriação do patrimônio de nossas estatais, conchavos com Zelaya, Chavez, Evo, Lugo e irmãos Castro... chegamos ao fundo do poço com o caso Cesare Battisti e ainda continuamos a cavar!

E agora aparece esse rapaz... com uma voz serena, aparência frágil, mas que com uma alma nobre, católica, bem formada, conseguiu ouvir a voz da própria consciência, que é onde Deus nos fala. Eduardo não se acomodou num servilismo burocrático, resistiu à obediência inerme e imoral (na verdade servilismo) que nos faz menos homens. Simplesmente fez o que era preciso diante de uma vida que se esvaía diante dele, ainda que com isso tivesse que desagradar seus superiores e a dois governos que agiram de maneira irresponsável. Seguiu fielmente a orientação da Sagrada Escritura que nos diz: “importa obedecer antes a Deus do que aos homens.” (Atos 5,29.)

Ah... como seria saudável que tivéssemos milhares, talvez milhões de “Eduardos” nesse país! Homens tomados de uma santa audácia, capazes de enfrentar o mal ainda que com consequências sérias para suas vidas e carreiras... homens capazes de abraçar suas cruzes, salgando essa Terra de Santa Cruz com o seu testemunho e silencioso martírio.

Saiba Eduardo, que o Brasil de verdade, o Brasil honrado está com você.  Somos devedores do seu exemplo que nos despertou e inspirou. Conte com nossas orações e lembre-se sempre do que o Senhor nos disse: “Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.  Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.” (Mateus 5,11-12)

Obrigado Eduardo Saboia. Que Deus te recompense.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram" (São Mateus, 2, 11b.)

Este pequeno mas importante versículo narra a primeira atitude que os Magos tiveram diante do menino Jesus, ao encontrá-lo em Belém, após uma exaustiva e duradoura viagem. Iluminados pelo Espírito Santo, viram mais que um simples menino, mas o Deus encarnado, o Deus menino. Uma vez que reconheceram Deus, o que fizeram? Se prostraram diante Dele. Deus merece a nossa adoração, e só Deus merece a nossa adoração, e como não somos apenas espírito, mas também temos um corpo, devemos adorar a Deus com todo o nosso ser, com nossa alma, e também com o nosso corpo.  O ajoelhar-se sempre foi na Igreja um gesto de adoração a Deus. Tanto é assim que na consagração, momento mais solene e importante da Santa Missa os fiéis se põem de joelhos diante do Deus que vem até nós nas espécies do pão e do vinho. Na antiga liturgia, o ajoelhar-se era ainda mais frequente, ocorrendo inclusive no início e no final da Santa Missa. No entanto, nos últimos tempos, o ajoelhar-se diante de Deus, tem incomodado al...

A fala indigna de Hugo Motta e a perigosa invisibilidade dos brasileiros perseguidos pelo regime

Foi com profundo asco e indignação que ouvi o pronunciamento do presidente da Câmara, no último dia 19, por ocasião da comemoração dos 40 anos da redemocratização do Brasil. Como se fosse um boneco de ventríloquo do sistema, Motta foi discorrendo uma série de abusos e perseguições perpetradas por Alexandre de Moraes, nos últimos tempos, mas sempre precedidas por um inacreditável “não tivemos”. Se eu não tivesse visto essa cena acintosa, teria dificuldade em acreditar . Até pode ser possível que Hugo Motta tenha estado numa bolha intransponível nos últimos 5 ou 6 anos, o que sem dúvida, o desabilitaria completamente para ser o presidente de uma casa legislativa, mas a ideia de que ele simplesmente teria agido como mais um agente do sistema que estaria dando a sua contribuição para a consolidação da ditadura de toga e ao mesmo tempo para o seu disfarce,  me parece muito mais crível , lógico e grave. Fato é que subimos de patamar em termos de ditadura. Além da velha mídia, bem pa...

O Brasil despertava há exatos 10 anos.

Fonte: Facebook  Há exatos dez anos, 15/03/2015, o Brasil se levantava para se manifestar de maneira pacífica, ordeira e patriótica contra os desmandos, corrupção e o sequestro de uma nação que a quase todos incomodava e esgotava. Tive a alegria de estar naquela tarde de domingo na Praça do Papa, em Vitória-ES, onde milhares (100.000 aproximadamente!) de espírito-santenses num incrível clima de paz, harmonia e patriotismo verde-amarelo mandaram o seu recado, junto com outros milhões de brasileiros que tomaram as ruas pelo país inteiro. Foi naquele dia que cerca de 30.000 vila-velhenses atravessaram a Terceira Ponte. Foi lindo, inesquecível, de arrepiar! O Brasil de hoje, vítima do Consórcio STF-PT, protegido pela velha imprensa,  parece estar há décadas de distância daquele 15/03. Hoje a tirania e o medo imperam e poucos ousam levantar a voz contra a opressão que vem dos poderosos. O crime deita e rola na nação que prende e condena pais e mães de famílias inocentes e patriotas...